quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A REFORMA LUTERANA

Martinho Lutero era monge e professor da Universidade de Wittenberg na atual Alemanha. Ele teve acesso a leitura da Bíblia e através das suas reflexões começou a discordar da venda de indulgências e de outros ensinos da Igreja Católica Romana. Muita gente buscava perdão de pecados e salvação para si e para seus familiares em troca de dinheiro e doação de terras. Reprovando toda essa prática, Lutero fixou na porta da Igreja de Wittenberg suas 95 teses, um texto em que criticava a troca de perdão por dinheiro, dente outras críticas. Isso aconteceu no dia 31 de Outubro de 1517, data considerada como o início da Reforma Protestante.
Depois de muitos conflitos entre as tropas do Imperador alemão Carlos V e os partidários da Reforma, um acordo foi assinado, na cidade de Augsburgo, ente o imperador católico e os nobres protestantes, que ficou conhecida como Paz de Augsburgo.

A partir daí, os príncipes alemães puderam escolher a religião que desejavam em suas terras. Depois disso, a reforma luterana influenciaria outros lugares que também fizeram reforma religiosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário