quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A REPÚBLICA NA ROMA ANTIGA


Até cerca de 509 a. C. vigorou em Roma a Monarquia. Mas, no reinado de Tarquínio II, famílias romana poderosas ficaram insatisfeitas com concessões que este rei deu aos plebeus para uma maior participação nos assuntos de interesse público.
Para controlar diretamente o poder em Roma, essas famílias poderosas (os patrícios), que formavam o senado, rebelaram-se contra o rei, expulsando-o juntamente com os etruscos da cidade e estabeleceram uma nova organização política: a República, cujas principais instituições deste novo período eram: o Consulado, o Senado e a Assembleia do povo.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A REPÚBLICA


República (do latim res publica, "coisa pública") é uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. A eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto. Dependendo do sistema de governo, o presidente da república pode ou não acumular o poder executivo.
A origem deste sistema político está na Roma antiga, onde primeiro surgiram instituições como o senadoNicolau Maquiavel descreveu o governo e a fundação da república ideal na sua obra
Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio (1512-17). Estes escritos, bem como os de seus contemporâneos, como Leonardo Bruni, constituem a base da ideologia que, em ciência política, se designa por republicanismo.
Fonte: Wikipédia.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A REFORMA LUTERANA

Martinho Lutero era monge e professor da Universidade de Wittenberg na atual Alemanha. Ele teve acesso a leitura da Bíblia e através das suas reflexões começou a discordar da venda de indulgências e de outros ensinos da Igreja Católica Romana. Muita gente buscava perdão de pecados e salvação para si e para seus familiares em troca de dinheiro e doação de terras. Reprovando toda essa prática, Lutero fixou na porta da Igreja de Wittenberg suas 95 teses, um texto em que criticava a troca de perdão por dinheiro, dente outras críticas. Isso aconteceu no dia 31 de Outubro de 1517, data considerada como o início da Reforma Protestante.
Depois de muitos conflitos entre as tropas do Imperador alemão Carlos V e os partidários da Reforma, um acordo foi assinado, na cidade de Augsburgo, ente o imperador católico e os nobres protestantes, que ficou conhecida como Paz de Augsburgo.

A partir daí, os príncipes alemães puderam escolher a religião que desejavam em suas terras. Depois disso, a reforma luterana influenciaria outros lugares que também fizeram reforma religiosa.