quinta-feira, 28 de novembro de 2013

COMO SURGIRAM OS SINDICATOS?

Carnaubais viverá hoje (28 de novembro de 2013) mais uma eleição para a escolha da diretoria que ficará a frente do Sindicato dos Servidores Púbicos de Carnaubais – SINDISEC pelos próximos dois anos.

Mas, como foi mesmo que surgiram os sindicatos? Surgiram no século XIX, no contexto da revolução industrial, quando nas primeiras fábricas era comum o trabalho de crianças e grávidas e as jornadas de trabalho variavam entre 14 e 17 horas, sob péssimas condições de trabalho e segurança. Naquela época, o que realmente importava era a produção e não o trabalhador.

Assim, para obter melhores condições de trabalho e sair desse contexto de exploração, os trabalhadores foram gradativamente ganhando o direito de se associarem em grupos a fim de lutar pelo que lhes era devido. Começou primeiramente na Inglaterra em 1833, depois apareceu na França em 1864, nos Estados Unidos em 1866 e na Alemanha em 1869.


Hoje em dia existem os mais variados tipos de sindicatos que representa e defende o direito das mais variadas categorias profissionais.

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Como teve coragem ate minha prof falou que tava tudo errado !!

      Excluir
  2. Ah.... Eu n gostei dessa respsta vc podia melhorar quando for responder .... Que pena seus burros n foi desta vez ... Que passaram no teste seus trouxas ... Seus filhos da puta , seus viados kkkkk .... Brincando gostei #sqn ..., gostei mtt kkk ate coloquei na minha pergunta

    ResponderExcluir
  3. nunca chame as pessoas de palavrão,mesmo que seja de brincadeira,seja honesto consigo mesmo e téra muitas vitorias pela frente,obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Uma grande atenção e sensibilidade social, tanto que justamente dentro do metodismo liderados por John Wesley nasceram os primeiros sindicatos britânicos. Todas essas foram as chaves para o sucesso desse movimento que se espalhou por todo o mundo.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Os sindicatos são fundamentais para os trabalhadores

    ResponderExcluir